Veja aqui como efetivar as matrículas de seus alunos. Durante essa tarefa você poderá fazer o cadastro de um novo aluno, sendo esse cadastro completo ou resumido. Você também pode alterar o cadastro de um aluno que está se rematriculando na instituição. Dê descontos e bolsas aos seus alunos nesse momento. A emissão, bem como a baixa de boletos pagos no ato da matrícula também pode ser feita nesse mesmo processo. Não importa se será definido nesse momento em que turma o aluno ficará, ou se todos os dados do cadastro não foram cadastrados ainda, mas na hora em que você efetivar a matrícula será impresso o contrato do aluno e os espaços para a assinatura dos devidos contratantes e contratados. Veja como começar a efetivação de matriculas:
MENU Para acessar a tela "Efetivação de Matrículas", clique no menu Iniciar > Tesouraria > Efetivação de Matrícula > Efetivação. |
Essa é a tela de efetivação de Matrículas:
Acesse a tela "Efetivação de Matrículas" e comece a preencher os campos que determinarão em que curso e série o aluno irá ser matriculado.
Antes de começar a efetivação das matrículas, verifique as Opções ao final da tela. Veja.
DICA O campo <Ano Letivo> é preenchido automaticamente de acordo com o ano letivo de vigência. Se você deseja alterar o ano das matrículas, pressione a telca F2 no campo <Ano Letivo> para acessar a tela "Cadastro de Anos Letivos". Selecione o ano de interesse e pressione a tecla Enter. Depois de efetivada a primeira matrícula com esse ano letivo escolhido, todas as próximas efetivadas enquanto o sistema estiver aberto serão sugeridas para o mesmo ano letivo. |
Volte ao início da tela e, no campo <Aluno> você irá informar o código do aluno. Dependendo se esse é um aluno é novo ou não na instituição, essa etapa fica um pouco diferente. Veja:
No campo <Período> você irá informar o código da série, fase ou ano que o aluno irá cursar. Clique nas reticências ao lado do campo ou pressione a tecla F2 para acessar a tela "Períodos de Cursos (Séries / Fases)". Selecione o período correspondente e pressione a tecla Enter para retornar à tela de Efetivação de Matrículas.
O campo <Instituição Anterior> é utilizado geralmente para alunos novos na intituição para informar qual foi a última instituição que frequentaram. De acordo com os dados informados nesse campo, o sistema irá lhe fornecer estatísticas de onde vêm seus alunos. Se esse for um novo aluno, ou seu sistetema foi implantado recentemente e essa tabela ainda está em branco, veja aqui como preencher esse campo.
Agora, você irá preencher ou o campo <Turno>, ou o campo <Turma>. Isso porque sua instituição pode querer definir posteriormente a que turma o aluno pertence. Como as turmas já estão vinculadas à um turno no sistema, o campo <Turno> torna-se inválido na escolha dessa opção. Por isso, uma das duas escolhas deve ser feita. Veja como proceder em cada caso:
DICA O seu aluno, ou futuro aluno, mesmo antes da matrícula, pode efetuar a reserva de turmas. EssaVeja mais sobre essa opção no tópico Reservar Turma para Aluno. |
NOTA Note que após a confirmação do turmo ou turma, o campo <Disciplinas> é automaticamente preenchido. Se você deseja fazer alguma alteração nessas disciplinas, basta clicar nas reticências ao lado do campo ou pressionar a tecla F2 para acessar a tela de seleção de disciplinas. Faça a checagem/deschecagem das disciplinas de modo que apenas as que serão cursadas pelo aluno fiquem checadas. Feito esse passo, clique no botão Confirmar para retornar à tela de efetivação de matráculas. |
ATENÇÃO Somente irão aparecer as disciplinas para o período escolar cadastrado. Se houver necessidade de cadastrar o aluno em uma outra disciplina pertencente a outro período, deverá ser feita outra matrícula com o período correspondente. |
No campo <Plano de Pagamento>, selecione o plano de pagamento escolhido pelo responsável financeiro pelo aluno. Para isso informe o código correspondente; ou clique nas reticências ao lado do campo, ou pressione a tecla F2 no campo para acessar a tela de "Cadastro de Planos de Pagamento". Selecione o plano de pagamento de interesse e pressione a tecla Enter.
NOTA Ao confirmar o plano de pagamento, será gerado automaticamente o código de matrícula do aluno no campo <No da Matrícula>, que é valído pelo ano letivo de matrícula. Esse código é configurável, basta entrar em contato com nosso suporte para a solicitação ao menos uma semana antes do período de efetivação de matrículas começar. |
Agora está na hora de você informar ao sistema se essa é uma matrícula diferenciada.
Informe os dados financeiros referentes à matrícula do aluno:
NOTA A diferença entre a bolsa e o desconto financeiro é que a bolsa incide sobre os valores independente se o pagamento do boleto for feito com atraso. Jpa o desconto financeiro tem algumas regrinhas. Veja mais sobre desconto financeiro aqui. |
ATENÇÃO Você pode dar baixar em boletos durante a efetivação de matrículas. Basta, que depois de preencher os dados financeiros do aluno, você clique no botão Baixas ao final da tela e siga essas instruções. Depois é só fechar a tela de caixa para voltar à tela de efetivação de matrículas. |
No campo <Observações>, acrescente algum dado importante para a efetivação da matrícula do aluno.
E, por fim, pressione a tecla Tab para finalizar a efetivação de matrículas.
Agora, todos os documentos que você configurou junto ao nosso suporte para que sejam impressos na efetvação da matrícula serão impressos de acordo com suas configurações de impressão.
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Perguntas Frequentes: Como Faço para Abonar Parcelas de um Aluno? Como Completo o Cadastro de um Aluno? Como Personalizo Tabelas de Cadastro? Como Defino Campos de Preenchimento Obrigatório?
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