Como Defino Campos de Preenchimento Obrigatório?

Esse é o conteúdo que o cliente enxerga no Help:

As tabelas de cadastro do sistema foram desenhadas para atender toda nossa diversidade de clientes do sistema Ciaporte Acadêmico. A definição de preenchimento obrigatório é utilizada para que, no preenchimento das tabelas do sistema, o usuário não se esqueça de registrar informações importantes.

A efetivação de matrículas é um bom exemplo para utilizarmamos nesse caso. Quando você efetiva a matrícula do aluno e alguns documentos, dentre eles o contrato do aluno, são impressos. É interessante garantir que todos os dados que devem constar no documento estejam cadastrados no sistema. Caso contrário, um ou mais espaços do documento sairão em branco por não haver nenhum dado de referência no sistema. Nesse caso, basta que você pessa à nossa esquipe de suporte que sete como obrigatório o preenchimento de todos os campos que constarão nesses documentos que serão impressos na efeticação de matrículas.

Essa definição de preenchimento de campo obrigatório pode ser feita com qualquer tabela de cadastro do sistema, basta entrar em contato com nosso suporte e fazer a solicitação.

 

Veja aqui alguns documentos, institucionais ou não, que exigirão alguns dados mostrados no cadastro de alunos e que têm interação com o Ciaporte Acadêmico:

 

Esse é o conteúdo direcionado à você, colaborado da Ciaporte Sistemas de Gestão:

 

Para definir campos obrigatórios ou não em uma tabela de cadastro é muito simples, basta que:

  1. Primeiro, você acesso o sistema do cliente com a senha de equipe.

  2. Então, vá até a tela de manutenção de cadastro que o usuário deseja que seja personalizada.

  3. No canto inferior da tela, clique no botão Ferramentas Adiministrativas e escolha o menu Administrador do Sistema > Personalizar Campos da Tabela para acessar a tela "Personalização da Tabela".

  4. Na tela "Personalização da Tabela", escolha quais campos que o cliente deseja que sejam obrigatórios.

  5. Agora, clique sobre o campo referência e depois cheque a opção Obrigatório? ou pressione as tecla Ctrl + O.

  6. Por fim, clique no botão Salvar para concluir a operação.

DICA Aproveite para perguntar ao cliente se ele deseja esconder algum campo da tabela.

DICA Se você deseja voltar à configurações iniciais da tabela, basta clicar no botão Restaurar Cfg Original.

 

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Perguntas Frequentes:

Como Personalizo Tabelas de Cadastro?

 

 

 

 

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