Uma instituição geralmente oferece planos de pagamentos parcelados, proporcionando ao devedor um desconto de X%, se o pagamento for efetuado Y dias antes do prazo. Esse tipo de situação se aplica a um plano de pagamento. Nesta tela você irá cadastrar os planos de pagamento a fim de facilitar tal organização institucional e a venda desses serviços aos clientes. Você poderá compor seus planos de pagamento com serviços previamente cadastrados no sistema. Para isso, você deve primeiramente cadastrar um plano de pagamento contendo o curso ou período. Para executar a tarefa de cadastro, você deve acessar a tela "Planos de Pagamento" e seguir os passos:
MENU Para acessar a tela "Planos de Pagamento", clique no menu Iniciar > Tesouraria > Cadastros > Planos de Pagamento. |
Clique no botão Novo. Se esse for o primeiro cadastro, desconsidere o primeiro passo.
Você tem duas formas de cadastrar o seu plano de pagamento: Ou para uma série ou fase, ou para um curso (educação infantil, segundo ciclo do ensino fundamental, ensino médio, curso de Pedagogia,...). Se for cadastrar o boleto para um curso, preencha o campo <Curso> com o código correspondente ao curso. Se for cadastrar o boleto para uma série ou fase, insira o código da série ou fase no campo <Período>.
No campo <Plano de Pgto.>, digite um nome para o plano de pagamento como por exemplo: Plano Pgto 2 Ciclo do Ensino Fundamental Matutino.
No campo <Data Inicial>, digite a data para o início da validade de seu plano no formato dd/mm/aaaa.
No campo <Dia p/ Vencimentos>, digite o dia do mês em que vencerão as mensalidades.
No campo <Feriados> você irá determinar o comportamento do dia do pagamento do boleto nos meses em que ele cai em um feriado ou domingo. Para isso utilize os caracteres.
Para ativar o plano de pagamento, insira o caracter 'S'. Ou para desativar, insira o caracter 'N'.
Clique no botão Confirmar.
Agora, para compor o seu 'Plano de Pagamento', você deve voltar à tela "Planos de Pagamento", selecionar o plano e clicar em uma das três pastas localizadas na parte inferior da tela como mostra a imagem abaixo:
Clicando nessas pastas, você abrirá telas que possibilitarão a composição do plano de pagamento através da:
NOTA Para editar um cadastro, localize o registro, altere o campo desejado e clique no botão Confirmar, localizado na barra de navegação da tela. Se preferir desistir da modificação, clique no botão Cancelar. |
ATENÇÃO Se houver necessidade de alterar um plano, todas as efetivações de matrículas cadastradas anteriormente permanecerão com os parâmetros antigos. A alteração só vale para matrículas efetivadas após as alterações. |
Veja mais:
Como Cadastrar um Curso no Sistema?
CENTRAL DE AJUDA CIAPORTE ACADÊMICO | ANO 2011